domingo, 9 de fevereiro de 2014

Espiritualidade nas Psicoterapias

www.hierophant.com.br 
  Em “Transformações Transcendentais” e “Buscando Respostas” afirmamos que a psicologia ainda não é capaz de fornecer explicações para algumas experiências espirituais e defendemos a necessidade de que esta ofereça apoio para aqueles que vivenciam tais experiências. Dentro da psicologia científica, todas as abordagens se preocupam em considerar a forma como os sujeitos vivenciam a sua espiritualidade e reconhecem a importância desta dimensão para a saúde dos indivíduos. No entanto, nem todas lidam diretamente com experiências espirituais ou atribuem destaque a esta questão. Dentro das psicoterapias reconhecidas pela psicologia científica e pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), podemos citar a psicologia analítica de Jung e a Bioenergética como abordagens mais relacionadas com a espiritualidade.
Os seguidores de Jung atribuem grande importância aos símbolos ou “arquétipos” que estruturam a subjetividade das pessoas. Acreditam que é preciso prestar atenção à manifestação destes símbolos, sejam eles positivos ou negativos (“sombra”), para que se evolua em busca de mais realização e bem-estar. Segundo Carlos Amadeu Botelho Byington a “Espiritualidade, na psicologia junguiana é, então, a busca de um relacionamento das vivências com o Arquétipo Central, chamado de Deus nas religiões” (http://www.libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=2689). Na teoria junguiana, a espiritualidade é um dos cinco aspectos que devem ser elaborados pela psique durante o processo de individuação (http://sbpa-rj.org.br/site/?page_id=795). Na Bioenergética o tema aparece associado ao corpo: Alexander Lowen, fundador desta abordagem, escreveu um livro chamado “A Espiritualidade do Corpo. Bioenergética para a Beleza e a Harmonia”. Segundo Cristian G. Valeski de Alencar, esta abordagem considera o corpo como uma manifestação do espírito e, por isso, valoriza e trabalha com a dimensão energética dos corpos, acessando-a através de práticas com a respiração, entre outras (http://www.libertas.com.br/site/index.php?central=conteudo&id=3459).
Embora assumam questões espirituais, a Bioenergética e a teoria Junguiana são reconhecidas pelo CFP. O mesmo não ocorre com as "psicologias alternativas", como é o caso da “Transpessoal” ou da “Terapia de Regressão à vidas passadas”, por exemplo. Como informam Gauer, L. de Souza, Molin e Gomes (1997), estas psicologias adotam concepções que se distanciam da ciência e se aproximam da dimensão espiritual, incluindo uma forte influência de tradições orientais. Como a psicologia é um campo diversificado e em constante movimento, é possível que um dia algumas psicologias alternativas alcancem o reconhecimento científico. De qualquer forma, estas “psicoterapias” possuem o reconhecimento de pessoas que se identificaram com estes modelos e obtiveram bem-estar através deles.   
A psicologia Transpessoal, inclui em sua teoria conhecimentos da física quântica e de tradições orientais como o budismo, o hinduísmo e o taoísmo. Para esta abordagem a meta é desenvolver o indivíduo em todas as suas dimensões (física, emocional, mental e espiritual), buscando a expansão da consciência (http://www.humanitatis.com/formacao_transpessoal.asp). Segundo Vera Saldanha foi Maslow quem fundou a psicologia Transpessoal, motivado pela sua constatação da necessidade de considerar a dimensão espiritual dos seres humanos (http://www.alubrat.org.br/img/File/O%20que%20%C3%A9%20Psicologia%20Transpessoal%20por%20Vera%20Saldanha.pdf). Quanto às terapias de regressão, apesar do reconhecimento científico da hipnose, nem todas as técnicas utilizadas são reconhecidas e muito menos a existência de memórias de vidas passadas. Porém, o mais importante do ponto de vista terapêutico não é saber se existem memórias de outra vida ou se o conteúdo evocado pelas técnicas são apenas construções simbólicas do inconsciente, o que importa é saber se a "regressão" foi capaz de ajudar o indivíduo a ressignificar a sua história – veja os vídeos a seguir:  


+ Terapia de Regressão - Passado cura o presente: 
http://www.youtube.com/watch?v=jzfBM77rQKs.

Há ainda uma controversa área de pesquisas, conhecida como “Parapsicologia”, que busca reconhecimento acadêmico e defende o uso da metodologia científica para verificar a existência e a possibilidade de explicação dos fenômenos tidos como paranormais. Esta área existe há pouco mais de um século e ainda não há muitos consensos entre os próprios parapsicólogos ou reconhecimento por parte de outros pesquisadores. No entanto, a Parapsicologia continua investigando a paranormalidade e já obteve alguns resultados, incluindo indicações da existência da telepatia. É possível conhecer mais sobre esta área a partir de uma entrevista com o psicólogo Wellington Zangari, em um texto produzido por Carlos Chernij no site da “Superinteressante” (http://super.abril.com.br/cotidiano/parapsicologo-duvidar-crer-445644.shtml).

Esperamos ter contribuído de alguma forma para aqueles que gostariam de encontrar um apoio na psicologia, tendo um espaço maior para expor suas questões ou experiências transcendentais, sejam elas de quase-morte ou não. Lembrando que a espiritualidade aqui não é o mesmo que religiosidade, como já foi dito em “Consciência, Ciência e Espiritualidade”; espiritualidade é uma busca por um sentido maior, vivida de formas diferentes em diferentes religiões – e estas diferenças devem ser respeitadas em qualquer psicoterapia seja ela “científica” ou “alternativa”. 

Referências Bibliográficas
Gauer, G.; L. de Souza, M.; Molin, F. D; Gomes, W. B. Terapias alternativas: uma questão contemporânea em psicologia. Psicol. cienc. prof. v.17 n.2 Brasília  1997. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98931997000200004&script=sci_arttext> Acesso em fev/2014.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do cuidado em mostrar e tratar de diferentes caminhos para a vivência da espiritualidade e eqm. Acho que assim tb reconstroem a proposta de eqm, colocando-a em diferentes fronteiras. Lembrar que cabe ao psicólogo saber como lidar e onde está na concepção de eqm. Abraços

    ResponderExcluir